Dicas para um bom estudo - Regresso às aulas (1)

terça-feira, setembro 06, 2016

Surgiu a ideia de fazer alguns post's sobre o Regresso às aulas onde pudessem abranger vários temas desde dicas, a looks e a DIY's, mas depois fiquei a pensar que não iam gostar, até que uma amiga minha disse-me para fazer isso e olhem cá estou eu pronta para fazer alguns post's sobre estes temas. 

Então o primeiro post sobre este especial regresso às aulas vai ser sobre dicas para terem um bom estudo o que depois irá ajudar-vos a terem melhores resultados escolares.

Primeira Dica:  ORGANIZAÇÃO
Na minha opinião, a organização é um ponto fundamental no que diz respeito ao estudo. Termos a nossa secretária organizada ajuda-nos a ter mais paciência de estudar. É verdade que ninguém (ou quase ninguém, whatever) tem paciência para estudar, mas se tivermos a nossa secretária organizada isso de certeza que nos vai ajudar minimamente a ter um melhor estudo e futuramente uns melhores resultados. 

Segunda Dica: UTILIZAR POST IT'S E MARCADORES
Esta dica quase todos devem segui-la, mas deve haver de certeza alguém que não utiliza post it's e marcadores durante o seu estudo. Os post it's e os marcadores irão ajudar-nos, de certa forma, a manter um estudo mais organizado e bonito. 

Podem utilizar os post it's para apontar algumas notas nos manuais, como marcar os TPC's, ou no vosso caderno de estudo. Eles vão ajudar-vos a relembrar de coisas que possam ser importantes.

Os marcadores também têm a função de "marcar" aquilo que é mais importante. Normalmente, utilizo 4 marcadores (por exemplo, amarelo, laranja, verde e azul). O amarelo utilizo para as coisas muito importantes; o laranja para as coisas importantes; o verde para as coisas pouco importantes e o azul para pequenas notas que não sejam tão relevantes mas que possam ter algum interesse. Isso ajuda-me a saber aquilo que devo realmente saber e estudar melhor. 

Terceira Dica: PAUSAS
É bastante importante fazermos pausas ao longo dos nossos estudos. Às vezes precisamos de estudar horas e horas para testes, frequências ou exames e nem sempre fazemos pausas o que está um bocadinho errado. As pausas vão ajudar-nos a manter-nos mais concentrados naquilo que é realmente importante. 

Há uns tempos segui umas dicas da Catarina Filipe (youtuber) que achei bastante interessantes e úteis. Chama-lhe Técnica Pomodoro e consiste em fazermos pausas de 5 minutos de 25 em 25 minutos. Durante o teu estudo coloca no temporizador do teu telemóvel 25 minutos e assim que estes acabarem faz uma pausa de 5 minutos. Faz isto durante 5 vezes. Depois destas 5 vezes tens direito a uma pausa de 10 minutos! Durante estas pausas a Catarina aconselha-nos a ir às redes sociais e/ou a comer. Façam coisas de que vocês gostam durante aqueles 5 minutos, isto vai saber-vos bem e depois irão voltar mais "relaxados" para o vosso estudo. Mas não se distraiam! São apenas 5 minutos de pausa!!!

Quarta Dica: MEMORIZAR 
Seja na área das Ciências Tecnológicas, das Línguas e Humanidades ou das Artes temos sempre de memorizar algumas matérias. Às vezes fórmulas matemáticas, químicas ou até mesmo história e geometria. Então, a maneira mais fácil de memorizar é escrever as coisas mais complicadas num post it ou numa folha colorida e colocá-las na parede em frente à nossa secretária ou num local bem visível. Isto vai ajudar a que nos lembremos daquilo que é mais difícil de decorar. Se forem frases maiores (no caso da disciplina de História) ou datas peguem numa folha normal e escrevam aquilo que têm de saber cerca de 10x, vai vos ajudar a memorizar melhor. 


Quinta Dica: DAR AULAS
Quem nunca inventou que estava na escola no seu quarto a dar aulas? Se antes quando éramos mais pequenas fazíamos isso porque não fazer agora numa altura em que precisamos de decorar matéria e percebê-la? 

Podes fingir que estás a dar aulas para um público (que pode ou não existir) despejando tudo aquilo que sabes da disciplina que vais ter teste por exemplo. Se o conseguires fazer na perfeição é porque sabes a matéria e estás preparada para fazer o teste ou exame.




Espero que este post tenha sido útil para quem vai regressar às aulas tal como eu. Gostaram do post? Querem ver mais um post sobre o Regresso às aulas? Por favor, deixem ficar nos comentários, preciso do vosso feedback.
BOM REGRESSO ÀS AULAS!

Beijinhos

You Might Also Like

20 comentários

  1. Adorei as dicas!! Sempre fiz maior parte delas e, apesar de detestar estudar, os resultados aparecem mesmo!! Para mim, o que funciona melhor é mesmo ter a secretária organizada e usar marcadores. Não dá para viver sem marcadores ahah :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou completamente de acordo. Deve ser rara a pessoa que gosta de estudar, mas com estas dicas os resultados são bem mais visíveis. E sem dúvida que os marcadores são indispensáveis ahah

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito bom post, também estou a fazer uma serie de regresso ás aulas
    Beijinhos
    http://inspiringbloguepessoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Amei o post querida
    Obrigada pelas dicas é sempre bom podermos ajudar as nossas crianças a organizar se com o regresso das aulas e dar-lhes este tipo de orientações
    Bjinhos grandes :-* pequenina linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha linda!
      Sem dúvida. Espero que ajude!

      Beijinho enorme

      Eliminar
  4. Adorei as tuas dicas e pratico muitas delas. Há tempos fiz um post parecido só que falava de como ter boas notas na segunda fase de exames, mas as dicas serve para as duas coisas.

    Beijinhos

    http://andreiaseraos.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia! :)
      Este teu post não vi, mas parece-me interessante.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ótimas dicas! Eu não "dava aulas" mas apresentava muitos trabalhos para as paredes do meu quarto haha

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço isso várias vezes e resulta bem eheh!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei as tuas dicas! Sigo todas e são super úteis :)

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  7. Dicas excelentes, muitas vezes as boas notas têm na sua base uma grande percentagem de método de estudo :)

    Beijinhos

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Muito boas dicas, gostei muito. Beijokas e Boa Semana :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Célia! <3
      Continuação de boa semana, beijinhos

      Eliminar