Que Produtos Usar Para Quem Está a Começar Com Maquilhagem?

sábado, fevereiro 18, 2017

Uma pergunta que tem sido bastante colocada desde que ando por aqui e por vários grupos de maquilhagem (já agora, adiram ao meu grupo "Arrasando com Maquilhagem (Dicas e Vendas)") é "Que produtos devo usar para começar a maquilhar-me?", por isso, hoje venho dar-vos algumas dicas sobre este assunto sublinhando que não sou nenhuma profissional e que apenas vou dar-vos dicas que sempre segui e de que tenho conhecimento. 

É importante que para além da maquilhagem tenhamos cuidados com o nosso rosto diariamente, pelo que devem sempre limpá-lo (pelo menos duas vezes ao dia - de manhã e à noite) com água micelar ou um desmaquilhante, um tónico, um gel de limpeza e depois aplicar um creme hidratante (um dia e outro de noite). 


Depois de tudo isto no ponto, podemos sim começar a usar maquilhagem, mas nunca abusar. Para quem está a começar neste novo mundo deve optar por produtos que sejam baratos mas tendo sempre em conta os seus ingredientes e se se adequa ao vosso tipo de pele.

A questão é: mas que produtos devo começar por experimentar?

Bem, inicialmente, devemos sempre optar por: um primer, uma base (ou BB Cream), corretor de olheiras, pó compacto, blush, rímel e batom. 

O primer serve para prolongar a durabilidade da maquilhagem na pele e deve ser sempre aplicado antes da base e depois do creme hidratante.
Para quem está a começar pode optar por um primer mais barato de marcas como Catrice, Avon, Accesorize, etc. 

A base serve para uniformizar o tom de pele e disfarçar algumas imperfeições.
Uma tarefa difícil para algumas mulheres às vezes é escolher o tom da base e escolher uma base adequada ao tipo de pele. Escolher o tom pode ser difícil, mas podem sempre experimentar amostras e/ou experimentar a base no vosso pescoço, que é o local ideal para se descobrir o tom certo. Quanto a escolher a base adequada ao tipo de pele não é complicado: quem tem pele seca deve optar por bases com um acabamento luminoso e de preferência líquidas, já quem tem pele oleosa deverá escolher bases matte que podem ser líquidas ou não. Quanto às peles normais, penso que qualquer base se adapta. 
Marcas como a Catrice, Essence, W7, Avon, Mary Kay, L'Óreal, Maybelline, etc., são sempre boas opções.

O corretor de olheiras, como o nome indica, serve para corrigir ou disfarçar olheiras, mas também pode disfarçar borbulhas e algumas imperfeições.
Devemos aplicá-lo sempre em forma de triângulo com a ajuda dos dedos, de um pincel adequado ou de uma esponja (Beauty Blender)
Quanto a marcas boas e baratas, existem imensas. Novamente, a Catrice, a Avon, a Essence, Maybelline, etc. 

O pó compacto é, normalmente, usado por quem tem peles oleosas, mas quem não tem não fica impedido de usar. Este pó permite finalizar a maquilhagem, sendo que no caso das peles oleosas ajuda a "acabar" com a oleosidade durante algumas horas.
Quanto a pós compactos a minha única sugestão é Makeup Revolution que podem encontrar na Maquillalia

O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto e serve para dar cor ao rosto, como se tivéssemos com um aspeto saudável. Existem em tons bastante rosados, mas também têm os pêssegos, que são os meus preferidos.
As minhas sugestões são: MUA, Avon, Makeup Revolution, Sephora.

O rímel (ou máscara de pestanas) é aplicado nas pestanas e serve para alongar ou dar volume às mesmas. Na minha opinião, é realmente um essencial e que faz toda a diferença numa maquilhagem. 
O meu preferido é o SuperShock da Avon, mas posso sugerir Kiko (embora seja muito difícil de se retirar, ou seja, recorre-se a um desmaquilhante bifásico), L'Óreal, Maybelline, Essence, Catrice, Yves Rocher, Oriflame, etc. 

O batom é mais um essencial e que também faz toda a diferença, mas acho que este vocês sabem exatamente para que serve: coloca-se nos lábios e voilá. Podem optar por tons escuros como bordoux, vermelho, roxo mas também por tons nude. A escolha é vossa e optem sempre por algum que vos fique bem e que gostem.
Quanto a marcas há inúmeras: Jordana, Avon, Essence, Nyx, Makeup Revolution, MAC, Yves Rocher, Boticário, Oriflame, Sleek, Maybelline, ItStyle, Kiko, etc. 


Espero ter ajudado todas as pessoas que têm algumas dúvidas. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de post comentem que posso tentar fazer. 


You Might Also Like

59 comentários

  1. Gostei muito de ler, obrigada pelas sugestões :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas dicas
    confesso que não sou muito de usar muita maquilhagem
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sofia! :)
      Eu também não era, mas há sempre uma primeira vez.

      Beijinhos <3

      Eliminar
  3. Boas dicas para principiantes e marcas de qualidade! Apenas acho que mencionas-te algumas marcas que não são tão acessíveis, por exemplo a MAC, que mesmo sendo uma boa marca tem uns preços mais exorbitantes.
    Beijinhos
    www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Sim tens razão, mas a ideia também era mostrar produtos não tão acessíveis pelo menos em imagens, porque falar sobre eles sinceramente não sou a pessoa indicada, porque não tive oportunidade ainda de comprar produtos mais caros.

      Beijinhos <3

      Eliminar
  4. sou da opiniao que para quem se está a iniciar na maquilhage, produtos mais "high-end" são melhores. Por exemplo, as bases não são tao dificeis de aplicar, as sombras são mais faceis de esfumaçar etc.. mas adorei mesmo as tuas sugestões!


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  5. Adoro este tipo de posts , apesar de saber alguma coisinha já sobre maquilhagem , adoro este tipo de posts mesmo , aprendo sempre alguma coisa mais e vejo mais produtos de maquilhagem variados :) adoro !
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  6. Muito completo o post e óptimas dicas! :) Escolheste bem os produtos!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  7. Muito bom! Gostei de ler, o problema das pessoas e falo mais por mim, é adquirir esses produtos, mas concordo que dão outro ar e são essenciais, eu tenho adquirido aos poucos xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade, eu também senti isso no início mas depois vamos conseguindo aos poucos. Espero ter ajudado!

      Beijinhos <3

      Eliminar
  8. Adorei o post e as dicas, obrigada pois assim sempre vou aprendendo mais alguma coisinha. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  9. E para queme stá a começar está muito bom, são realamente os essenciais ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogpsot.pt

    ResponderEliminar
  10. Óptimas dicas! Eu aconselho a começar por produtos mais acessíveis para saber o que resulta connosco, porque caso não resulte, não nos custa tanto deitar fora ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia! Nem mais, estou totalmente de acordo.

      Beijinhos <3

      Eliminar
  11. confesso que tenho muita teoria e nenhuma pratica no que toca a maquilhagem.
    normalmente fico-me com um lápis de olhos e rimel (quando me lembro), batom muito raramente e o resto então... quando o rei faz anos
    onde me perco mais é nas unhas, mas adoraria conseguir "aperfeiçoar" o meu rosto com uma boa maquilhagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque não Fátima? Há sempre uma primeira vez para começarmos a cuidar mais de nós. Arrisque!

      Beijinhos <3

      Eliminar
  12. Coisinhas lindas para nós e com dicas excelentes :)

    ResponderEliminar
  13. Gostei das dicas de maquilhagem.

    ResponderEliminar
  14. Paraquem não sabe é bom ter estas dicas para se guiarem

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas vou ter em conta na hora de me maquilhar :)

    ResponderEliminar
  16. Excelente artigo para ajudar quem tal como eu gosta de se maquilhar mas que tem poucos conhecimentos na matéria e por isso nem sempre o resultado é o mais adequado :)

    ResponderEliminar
  17. Adorei as dicas, acho super importante. Obrigada pelo carinho, beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Achei o artigo muito interessante. Ideal para mim que não costumo usar maquilhagem. Sempre ajuda os "verdes" neste campo.

    ResponderEliminar
  19. adorei este post, as tuas dicas são preciosas, obrigada por partilhares conosco !

    ResponderEliminar
  20. Adorei as dicas são excelentes para quem não tem o hábito de se maquilhar! Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Está um bom post, com dicas muito boas para quem está ainda meio perdido neste mundo da maquilhagem e precisa de umas dicas.

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigada pelas dicas! Acabei de descobrir seu blog e já estou adorando seus posts! Todo o sucesso pra você <3 Beijos.

    ResponderEliminar
  23. Obrigada pelas dicas ;) havia algumas coisinhas que andava a fazer mal :P

    ResponderEliminar