DICAS PARA ESTUDAR | REGRESSO ÀS AULAS (1)

terça-feira, agosto 29, 2017

O ano passado fiz uma série de Regresso às Aulas, que a meu ver teve um ótimo feedback, portanto, este ano decidi trazer-vos novamente esta série, visto que assimilei novos conhecimentos e novas maneiras de estudar. Além disso, há sempre dicas e coisas diferentes que podemos fazer de ano para ano. 

Para começar vou dar-vos algumas dicas para poderem estudar ao longo deste novo ano letivo que se aproxima. 

1. Criar as tuas próprias questões 
Enquanto estudas é importante formular questões sobre a matéria para depois perceberes se conseguiste assimilar a matéria ou se há algo que ainda tens e estudar melhor. 

2. Faz diagramas
Quando falo em fazer diagramas inclui-se fazer esquemas ou desenhos relacionados com a matéria. Há pessoas que desta forma conseguem assimilar melhor a matéria, portanto se fores desse tipo de pessoas investe nisso. Vai ser muito mais fácil!

3. Debate com os teus amigos
Tive a experiência de estudar para um dos exames que realizei debatendo a matéria com as minhas colegas. Sentavamo-nos com a matéria à frente e íamos falando sobre ela, de forma a que todas conseguissem mostrar a sua maneira de pensar sobre o assunto e a explicar melhor a quem tinha dúvidas. Foi bastante prático e rentável! Faz o mesmo, vais ver que vai ser mais fácil e ao mesmo tempo divertido. 


4. Pratica 
No caso da matemática, temos, sem dúvida alguma, de praticar, praticar e praticar. Este ano só fiz Matemática A pelo que me dedicava apenas a esta disciplina e estudava praticamente todos os dias, mesmo só tendo 3 aulas por semana. Nem que fosse 1 hora, pegava no caderno e no livro de exercícios e praticava para não perder o "jeito". Hão de reparar que caso não pratiquem durante pelo menos 3 dias vão ver que há sempre alguma coisinha que falha. Mas isso tudo depende da cabeça de cada um. Quem tiver facilidade de aprendizagem será certamente mais fácil.

5. Faz a tua revisão
É bastante importante rever tudo depois de estudar uma, duas ou três vezes. O que acharem necessário conforme aquilo que conseguirem reter bem na vossa cabeça. Caso tenhas alguma dúvida, o bom é que a tires com um colega ou com o teu professor antes do teste.

6. Pensar sobre o que já sabes 
Pode parecer "estúpido" mas facilita a compreensão se pensarmos sobre a matéria estudada relacionando com assuntos que vives no dia-a-dia ou com coisas que para ti antes não faziam sentido.


7. Tira notas sobre as dúvidas
O professor está a explicar alguma coisa mas não percebeste? Então, anota a tua dúvida e questiona depois do professor explicar, nem que seja no final da aula ou até mesmo a um colega que possa, eventualmente, ter percebido. Usa os post it's. Dão sempre jeito!

8. Organização
A organização é outro ponto essencial para um estudo eficiente. Por isso, usem uma agenda ou até mesmo um planner para organizar a vossa rotina de acordo com o vosso horário e com as tarefas que têm para fazer, nunca deixando os estudos para o fim. Seria ótimo que quando chegasses a casa fizesses uma revisão sobre a matéria que deste nas aulas daquele dia. Desta forma, será muito mais fácil estudar para o futuro teste.

9. Ideias-Chave 
Quando tiveres nas aulas ou a estudar, anota as tuas ideias-chave relacionados com a matéria. Usa marcadores para destacar estas palavras ou as notas mais importantes. 


10. Descansa e relaxa
Esta é de certeza a dica que todos nós mais gostamos. Não é bom estudarmos horas e horas seguidas sem fazer uma pausa. Após uma hora de estudo, faz uma pausa para lanchar, relaxar ou descansar. Não tornes a pausa muito longa, porque depois vais perder a paciência. O melhor será fazeres uma pausa de 10 ou 15 minutos. E não te esqueças: não é boa ideia ires ver TV durante essa pausa, num instante te distrais e lá se vai o estudo.


Espero que estas dicas tenham sido bastante úteis para o vosso estudo ou até mesmo para o estudo dos vossos filhos.


You Might Also Like

18 comentários

  1. gostei imenso de todas as tuas dicas e sigo as as todas
    é super importante falar com colegas e trocar impressões porque as vezes podemos estar com uma ideia errada de um det assunto e nem sequer ter noção disso
    também é super importante tirar as duvidas
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário. Sem dúvida, são pontos bastante importantes e que temos de ter em conta.

      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. Tens aqui excelentes dicas. Acho que a organização é a chave! <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderEliminar
  3. Bons conselhos e dicas
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já nao estudo mas achei a primeira ideia interessante ;)
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  5. https://lojas-com-descontos.blogspot.com

    ResponderEliminar