Como escolher o tom certo de base para a minha pele?

sábado, janeiro 09, 2016

Uma pele bem feita é a regra número 1 para uma maquilhagem perfeita. Escolher o tom certo da base é, muitas vezes, um desafio para muitas mulheres e requer alguma paciência e disposição. 



Antes de mais, é muito importante testar a base no pescoço e/ou ombro, pois, normalmente, é a cor que mais se assemelha à cor do nosso rosto. Nunca se deve testar uma base no pulso ou no dorso da mão, porque a maior parte das vezes este tom não é o mais correto.



Descobrir o meu tom de pele

Para começar, temos de ter conhecimento sobre qual é o nosso tom de pele. Existem três tons básicos: o quente, o frio e o neutro. 


Como descobrir qual é o meu tom de pele?

Uma maneira super fácil de determinar qual o nosso tom de pele é na nossa preferência em jóias:

• Se preferirmos jóias/acessórios de ouro mais brilhantes e mais vibrantes, o nosso tom de pele será quente.
• Se a nossa pele se destacar em tons de prata/ouro branco, o tom de pele é frio.
• Caso a nossa pele fique bem com ouro ou prata, o tom de pele será neutro. 

No entanto, nem todas as pessoas gostam de usar jóias e por isso não podem descobrir o seu tom através da primeira dica. Outra maneira bem simples e rápida é através das nossas veias: 

• Veias azuladas indicam tons frios;• Veias esverdeadas correspondem a tons quentes;• Veias com tons de azul e verde estão ligadas a tons neutros.



Onde e como escolher a base para o meu tom de pele?

O primeiro passo, é sem dúvida, ter paciência: Não é fácil escolher a base indicada para a nossa pele. Por isso, deve-se ir à loja (sem maquilhagem no rosto) e testar vários tipos. Assim, consegue-se garantir o tom ideal para a nossa pele. Optem sempre por lojas físicas!

O segundo passo, é ter cuidado com a cor: Nem sempre os ombros e/ou o pescoço são da mesma cor que o nosso rosto e, por isso, é preciso ter algum cuidado. Deve-se optar por combinar o tom da base que combina com a parte do corpo que ficará visível. Desta forma, garantimos que não ficamos como "palhaças".

O terceiro passo é ter cuidado com a iluminação da loja: É preciso ter em conta a iluminação do local onde se experimenta a base, pois a luz varia de local para local. É sempre bom usar a base num local e voltar a testá-la noutro, verificando, assim, se o tom de base escolhido ficou perfeito ou não.

O quarto passo é a pesquisa: Vejam tutoriais, fotos e reviews de como a base fica em outras pessoas. É importante, ter em conta este passo, para saber se a base é boa e como se comporta ao longo de 24h. Mas ATENÇÃO nunca comprem uma base só porque viram na internet que ficou bem à pessoa X. Os tons e os tipos de pele variam de pessoa para pessoa!

O quinto passo testar e sair: É um bocado estranho, mas é uma forma de saber se aquela base é a "tal" e que se adequa aos nossos cuidados de rosto. Entrem numa loja física e testem a base. Depois, saiam e vejam como se comporta a base ao longo do dia. Se acharam que ficou perfeita e que se adequa à vossa pele, voltem à loja mais tarde e comprem.



Muitas vezes, acontece comprar a cor da base errada e as pessoas pensam "Que chatice, gastei dinheiro em vão". Mas vou deixar-vos aqui algumas dicas para aproveitarem a vossa base caso não tenho escolhido o tom adequado.

Caso a base escolhida seja mais escura que o vosso tom de pele:

• Basta misturarem um hidratante ou protetor solar que seja branco e isso deixará a base mais leve e mais clara para o vosso rosto.

Se a base for mais clara que o tom da vossa pele:
• Comecem por aplicar a base no rosto e depois passem um pó bronzeador nos locais certos do vosso rosto. Isto, fará com que a vossa pele pareça mais natural.

Também podem aproveitar as duas bases (se vos acontecer comprar o tom acima ou o tom abaixo, duas vezes):
• Usem a base mais clara para iluminar abaixo dos olhos e o nariz e usem a escura para contornar o vosso rosto.



Qual a base que adequa ao meu tipo de pele?

Esta é uma questão frequentemente. Às vezes, compramos uma base que se adequa ao nosso tom de pele, mas que não se adequa ao nosso tipo de pele.
Vejam o post sobre o tipo de pele, aqui.

PELE SECA:

Procure bases Sheers ou acetinados. Bases líquidas ou cremosas são as mais indicadas para este tipo pele, pois ajuda a cuidar melhor, cobrindo e hidratando a pele. Não optem por bases em pó, porque estas tendem a ressecar a pele. 

Bases adequadas: Flawless da Avon, Flawless da Benefitr, Healthy Mix Bourjois, Duda Molinos, Vita acqua lumiére da Channel, DiorSkin nude e forever, Sculpt e Mineralizes da MAC, Base Natura Faces, Clinique Super Moisture. Os BB Creams também são uma boa opção, assim como as bases anti-idade, pois ajudam a prevenir as linhas finas que aparecem precocemente neste tipo de pele.

PELE NORMAL:

Podem usar qualquer tipo de base. Escolham bases que duram, hidratem e que sejam anti-idade.

PELE MISTA OU OLEOSA:

Procurem acabamentos opacos ou semi opacos. As bases mais brilhantes e "molhadas" deixam a vossa pele oleosa e isso não será o pretendido. 

Bases adequadas: Lancome Color Ideal e Teint Miracle, Pro Longwear e Studio fix fluid MAC, Sheer Matte Nars, Match Master MAC, Make Up Forever Mat+ Velvet. Depois da base, escolhem um primer que controle o brilho ou que seja matte. 




Tipos de base/fórmulas de base:

Matte ou Opaca: Base opaca, sem brilho. 
Semi-Matte: É quase opaca, mas não fica tão artificial ou pesada quanto a base opaca.
Satin ou Acetinado: Acabamento com um pequeno brilho, que dá um aspeto de pele saudável. (perfeito para peles secas)
Sheer: Acabamento fino, com pouca cobertura. Uniformizam o tom da pele e não corrige imperfeições.


Espero que estas dicas vos tenha ajudado. Tenham um ótimo fim-de-semana Beauties!

Beijinhos



You Might Also Like

6 comentários

  1. Segui o teu blog, muito giro!
    beijinho!

    http://fifoquices.blogspot.pt --> dá uma espreitadela!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :)
    Gostei bastante do seu, estou a segui-lo. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Catarina :)
    Não estou a conseguir aceder ao seu blog, mas assim que conseguir vou segui-lo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. me dicaram uma tag e agora eu indico você. Se gostar, entra nessa ;) . Beijos

    https://ativandooscachos.blogspot.com.br/2016/01/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderEliminar
  5. Ativando os cachos, já respondi a esta TAG. Beijinho

    ResponderEliminar